Em um condomínio novo, as despesas iniciais para os condôminos são bem altas. Especialistas garantem que os dois primeiros anos de um empreendimento podem ser os piores. O orçamento ainda flutua e varia muito durante os meses. Diversas despesas extras acabam surgindo e é natural que as taxas fiquem bem acima da média nesses períodos.
Logo após esse baque do começo, com o condomínio já com 100% de sua ocupação, começa a fase da estabilização. E com isso, o condomínio consegue planejar melhor sua vida.
Dito isso, partimos para um dos principais responsáveis pela inflação da taxa de condomínio nesses primeiros meses: o chamado “Enxoval de Condomínio”, também conhecido como mobília coletiva.
.
O que é a Mobília Coletiva?
Ao pior período financeiro de um condomínio se soma também a Mobília Coletiva. Geralmente, síndicos e/ou administradoras incluem nas primeiras mensalidades condominiais a “taxa de enxoval”, que serve para comprar a mobília que irá equipar todo o condomínio e suas áreas comuns.
Um acordo entre os primeiros condôminos acontece antes mesmo da mudança e ocupação dos prédios. Nele, são definidos quais itens irão compor as áreas comuns do condomínio e o orçamento destinado a isso.
Especialistas estimam que, para equipar um condomínio de padrão médio com duas torres, piscina, sauna e quadra, pode-se separar uma média de R$40 mil. Enquanto em um condomínio de luxo, um pouco mais do que o dobro dessa quantia deve ser suficiente.
Entre os itens de um enxoval de condomínio podem estar lixeiras para diversas áreas (e em alguns casos containers), sofás para hall e salas de estar comuns, cadeiras e mesas de piscina e salão de festas, cesto de lixo para áreas de convivência, acolchoado de elevador para mudanças e obras, capachos e tapetes. Outros itens de decoração podem inclusive inflar o orçamento..
A dica é comprar o essencial para um certo conforto e beleza do condomínio nos primeiros anos, visto que as despesas desse início são incertas e muito altas. E, ao longo da vida do condomínio, ir fazendo as melhorias de acordo com as possibilidades e encaixes de orçamento.
0 Comments