Buscando por dicas de segurança em condomínios residenciais?
É essencial podermos contar com uma sensação de resguardo e tranquilidade no lugar onde moramos – afinal, é em casa que vamos descansar e ficar com a família.
Todos os dias vemos notícias assustadoras e tristes de casos de falta de segurança nos condomínios, como essa matéria do G1 que noticiou a invasão de um condomínio do Espírito Santo para um assalto.
Assim, ter em mente algumas dicas de segurança em condomínios residenciais, além da colaboração conjunta de moradores e síndicos, é essencial para trazer mais paz para todos os que residem ali.
Quer aplicar algumas dessas práticas no seu condomínio?
A Nextin preparou esse conteúdo especialmente para você!
Confira aqui algumas dicas para aumentar a segurança no seu prédio e garantir um lugar mais tranquilo para você e sua família.
Acompanhe até o final e boa leitura!
A importância de pesquisar dicas de segurança em condomínios residenciais
É muito importante que você se pergunte se o seu condomínio é seguro.
Por ser um local de grande circulação de pessoas, o espaço precisa contar com medidas assertivas e eficazes para gerenciar essa movimentação e trazer tranquilidade para os moradores.
Além disso, saber se o seu condomínio monitora entregas, cadastro de visitantes, e se conta com uma equipe treinada e preparada para emergências é essencial.
Todas as pessoas que residem no condomínio devem ter em mente essa responsabilidade e atuar com preocupação e cuidado quanto às práticas que tornam todo o condomínio mais seguro.
Por isso, participe ativamente das reuniões sindicais do seu condomínio, levando ideias e sugestões para a pauta, com o propósito de trazer mais segurança para todos.
10 dicas de segurança em condomínios residenciais
Depois de entender a importância das dicas de segurança, você já está pensando em compartilhar algumas delas com a sua vizinhança, certo?
Para isso, confira abaixo a nossa lista de dicas de segurança em condomínios residenciais e escolha as que mais se aplicam ao lugar que você mora!
1. Leve a responsabilidade pela segurança também para os moradores
Todo mundo que mora no mesmo condomínio deve ter em mente que a segurança do local é uma responsabilidade coletiva.
Para que os funcionários que atuam no local desempenhem bem o seu trabalho, a colaboração dos moradores é muito importante, bem como a sua participação ativa nas decisões que irão afetar o dia a dia de todos.
Por isso, o envolvimento dos moradores na segurança do condomínio é mais que bem-vindo!
Destacamos atitudes como:
- participar de reuniões e assembleias sindicais;
- evitar o acionamento de portões e garagem a longas distâncias;
- sempre se lembrar de trancar bem o apartamento e os portões de acesso;
- evitar que pessoas estranhas ou desconhecidas usem do seu acesso de entrada para também adentrar o condomínio.
Essas são pequenas atitudes que estão ao alcance de todos os moradores, além de serem hábitos simples e de rotina – e que fazem toda a diferença!
2. Atenção na contratação de novos funcionários e prestadores de serviço
Checar todos os antecedentes antes da contratação de um novo funcionário também é uma importante dica de segurança.
As equipes de limpeza, portaria e demais prestadores de serviço farão parte da rotina do condomínio e terão acesso a todas as áreas comuns do espaço, devendo ser pessoas de confiança.
Assim, é interessante dar preferência à terceirização de serviços que já são conhecidos no mercado ou pessoas que tenham boas referências de trabalho.
Essa responsabilidade também deve ser dos próprios moradores, na hora de contratar diaristas, empregados domésticos e demais serviços que precisem estar no interior do condomínio, principalmente nas residências.
Nesse âmbito, destacamos práticas muito úteis, como:
- nunca fornecer informações sobre os moradores;
- não compartilhar informações sobre o sistema de segurança do local;
- verificar o nome dos moradores nas entregas, e se as mesmas foram realmente solicitadas.
3. Estabeleça normas e protocolos de segurança em condomínio
É essencial que os moradores e funcionários estejam cientes das normas de segurança e demais protocolos de funcionamento do condomínio.
Estabeleça regras que tornem mais seguras as entradas e saídas de pessoas do local, além de controlar os registros de visitantes e identificá-los.
É muito importante, também, que os porteiros responsáveis nunca deixem a portaria sozinha; também devem sempre comunicar ao morador a solicitação de um visitante e desconfiar se o morador não estiver esperando por uma visita.
Cada condomínio também conta com suas particularidades, que resultam nas mais variadas regras e normas.
Entretanto, a partir do momento em que estiverem bem definidas, essas normas devem ser compartilhadas com todo o público de interesse e repassadas sempre que for pertinente.
4. Tenha uma política rígida de entrada e saída de pessoas
A portaria é a região do condomínio com o maior fluxo de pessoas e, dependendo da hora do dia, é difícil controlar a entrada e saída de moradores.
Por isso, o condomínio deve contar com uma política muito bem organizada e assertiva para receber os visitantes, principalmente, evitando a entrada de pessoas mal intencionadas e que possam colocar em risco a segurança dos moradores.
Tudo isso pode ser feito com o auxílio de recursos tecnológicos e sistemas que registrem, com imagens e número de documento, a entrada e saída de todas as pessoas do condomínio.
Sistemas como o Nextin trazem muito mais controle de acesso e segurança ao seu condomínio, principalmente na identificação de convidados.
5. Cadastre todos os moradores e prestadores de serviços
O registro de todas as pessoas que circulam pelo condomínio é uma das diretrizes básicas de segurança para os moradores.
Por meio do cadastro, é possível ter um maior controle do número de moradores e suas entradas e saídas, além de diferenciar residentes do condomínio de visitantes e convidados.
Além disso, o cadastro facilita atividades de rotina, como a entrega de correspondências e encomendas, além do contato da equipe prestadora de serviços com os moradores.
O ponto principal do cadastro dos moradores e funcionários é, claro, sempre será a segurança.
Esse registro barra a entrada de estranhos e garante mais tranquilidade para todos os que moram ali.
Por meio de aplicativos e sistemas, como o Nextin, esse cadastro se torna ainda mais fácil de ser feito e consultado! Experimente essa tecnologia no seu condomínio.
6. Avalie a contratação de uma empresa de segurança
Uma equipe especializada nesse tipo de serviço também é uma das nossas dicas de segurança em condomínios residenciais.
Uma empresa de segurança pode disponibilizar um time de colaboradores já preparados e com os recursos necessários para desempenhar medidas que tornam a rotina e o convívio no ambiente residencial mais seguros.
Da parte do condomínio, antes de decidir por uma empresa específica de segurança, consulte todos os antecedentes da mesma, analisando o histórico, qualidade do serviço e demais fatores.
Se a empresa contar com algum tipo de referência, melhor ainda!
7. Tenha uma iluminação eficiente e planejada
O bom planejamento de um sistema de iluminação também faz parte de importantes dicas de segurança em condomínios residenciais!
Investir em holofotes e demais lâmpadas com eficiência em uma iluminação mais clara facilita para o sistema de vigilância, para a identificação na portaria, e para a segurança dos moradores.
Além disso, na frente das fachadas e garagem, optar por iluminação com sensor de movimento é muito indicado, facilitando esse controle de todas as dependências do condomínio e seus arredores.
8. Treine os funcionários e conscientize os moradores sempre que possível
Como mencionado anteriormente, o trabalho de segurança de um condomínio é uma tarefa conjunta, entre moradores e funcionários.
Os porteiros responsáveis devem estar cientes das regras de convivência do ambiente residencial, além de estarem aptos a desempenhar a sua função e garantir que estranhos não entrem nas dependências do condomínio.
Periodicamente, é interessante repassar essas informações e investir em treinamentos para a equipe, sempre visando uma melhor capacitação dos demais funcionários, como equipe de limpeza e serviços gerais, manutenção predial e afins.
Além disso, a conscientização dos moradores também é uma parte importante.
Nas assembleias e reuniões sindicais, destaque a importância de atitudes que contribuam com a segurança do local.
Repasse também normas de boa convivência e possíveis avisos relacionados à tranquilidade e sossego dos moradores.
9. Crie um manual de segurança do condomínio e deixe-o à disposição
Outra das nossas dicas de segurança em condomínios residenciais é investir em um manual sobre o tema e deixá-lo à disposição para moradores e colaboradores.
Afixar essa relação de normas e lembretes na portaria é uma boa maneira de deixar o documento sempre à vista dos moradores.
Isso facilita a consulta e até respalda a equipe de segurança no caso de desatenção ou possível contestação da parte de algum morador.
Eles também são muito úteis para consultas acerca de medidas de segurança e contato com serviços de emergência, como bombeiros, delegacia, e demais serviços afins.
10. Um condomínio organizado é um condomínio seguro
Contar com regras de boa convivência e uma gestão eficiente de todos os serviços e áreas das dependências do condomínio é a melhor forma de oferecer mais segurança a todos os moradores e funcionários envolvidos.
Para isso, já é possível contar com o auxílio da tecnologia e ter em seu condomínio sistemas como o Nextin Home.
Organizando regras e avisos, cadastrando visitantes e moradores, além de integrar reservas e demais demandas de gestão condominial, o Nextin Home vai tornar o seu ambiente residencial mais organizado e seguro.
Erros mais comuns na segurança em condomínios
As estatísticas apresentadas pelo Sistema de Informações Criminais do estado de São Paulo mostram que, entre os anos 2014 e 2018, os moradores da cidade sofreram cerca de 12,1 mil ataques por mês, em casas e condomínios.
Muitos desses casos ocorrem por conta de deslizes e erros comuns relacionados à segurança condominial – e que podem ser resolvidos com práticas assertivas e uma política de segurança mais eficaz.
Alguns desses erros mais comuns são:
- uma equipe com falta de treinamento;
- falta de recursos tecnológicos para suporte dessas demandas;
- regras que os moradores não cumprem ou não são avisadas sobre;
- ausência de um plano de segurança que seja eficaz para a rotina do condomínio.
Atente-se a essas informações e evite problemas com a segurança do seu condomínio!
Dica bônus: realmente vale a pena investir em um sistema de gestão!
Quer conferir, na prática, como funciona um sistema de gestão condominial?
Confira o vídeo abaixo:
Com sistemas como o Nextin Home, você garante vantagens exclusivas para uma boa convivência no seu condomínio, além de oferecer mais segurança e tranquilidade para moradores; confira:
- comunicação facilitada e online;
- mais agilidade e segurança na portaria;
- facilidade na hora de reservar espaços em comum;
- maior controle nos acessos e momentos de entrada e saída;
- e muito mais!
Visite a página do Nextin Home: melhor sistema de gestão para condomínios!
Conclusão
São muitas dicas de segurança em condomínios residenciais, que não são difíceis de implementar no seu condomínio, e que contribuem com o bem-estar de todos!
Para isso, conte sempre com o auxílio de sistemas como o Nextin: gestão de condomínios eficaz, simples e assertiva!
Esperamos que esse conteúdo tenha tirado as suas dúvidas!
Para mais dicas de gestão condominial, acesse o blog da Nextin.
0 Comments