Zelador: um importante personagem dentro do condomínio

Data: 02/12/16

Autor: Giorgio Caldeira

Se comparássemos o condomínio com o enredo de uma história, o zelador teria um papel de destaque: esse profissional, seja pelos corredores, na portaria ou nas áreas comuns, tem como função principal fiscalizar e oferecer apoio aos moradores para que o bom funcionamento do condomínio seja mantido, da melhor e mais eficaz maneira possível. O zelador tem acesso direto ao síndico e funciona às vezes como o seu porta-voz, auxiliando nas atividades administrativas, notificando o que precisa de reparo e sendo uma ponte entre o gestor e os condôminos.
Tido como um dos principais funcionários do espaço, ele fiscaliza o uso das áreas comuns e o funcionamento das instalações elétricas, gerencia os demais empregados do condomínio, comunica ao síndico e à administradora as irregularidades, coordena o cumprimento correto do Regimento Interno, acompanha reparos e manutenções nos espaços comuns e privados, alerta sobre possíveis problemas de segurança, e zela pelo sossego e pela boa convivência entre todos orientando-os sempre que necessário e auxiliando na rotina dentro das unidades.
Como o significado do próprio nome diz, a função mais específica dele é zelar pelo bem comum e pela estrutura do condomínio, estando atento, conhecendo e supervisionando todas as atividades dentro do local, as tarefas a serem realizadas e a mediação d relacionamento entre os funcionários, moradores e síndico tendo o diálogo como uma das prioridades em seu trabalho. É importante destacar que o zelador precisa estar se movimentando constantemente pelo condomínio para ser um protagonista na resolução de problemas e na prevenção deles, não podendo ser encarado, por exemplo, como uma espécie de porteiro do prédio ou do conjunto de casas, nem ainda como um sub-síndico.
Chamado também de gerente predial, esse profissional é responsável por preservar o equilíbrio no bom convívio, e seu trabalho tem reflexos bastante positivos dentro do condomínio, mesmo sendo às vezes feito apenas nos bastidores do dia a dia, mas sendo totalmente dinâmico e importante. O zelador deve cuidar da segurança e do bem-estar de todos que ali vivem, fazendo com que as normas estabelecidas sejam devidamente cumpridas, e ainda estando treinado e preparado para manutenções preventivas e corretivas, como em um caso de incêndio por exemplo. Quando reside no prédio, o trabalho do zelador acontece quase que 24 horas por dia por ele estar o tempo todo disponível e pela importância que possui dentro do condomínio, por seu comprometimento, responsabilidade e pelo papel indispensável que representa.

Discussão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.