Vazamentos e infiltrações – quem paga?

Data: 21/09/15

Autor: Luana Caldeira

Situações em que um morador está sendo prejudicado por acontecimentos em outra unidade são um verdadeiro pesadelo tanto para as partes envolvidas quanto para o síndico. Um exemplo bastante conhecido são os vazamentos ou infiltrações, pois dependendo do local do vazamento, há muitas controvérsias sobre quem será o responsável pelo problema.
Os vazamentos e infiltrações danificam a estrutura da edificação, aumentam os custos com o abastecimento de água e, se não forem sanados no início, podem trazer grandes prejuízos: umidade na parede, manchas escuras no teto do banheiro, pintura descascada e mofo são alguns indícios de que algo não vai bem com o encanamento e as tubulações. Assim que esses sinais forem detectados, é necessário procurar um profissional capacitado para identificar a origem do vazamento e eliminá-la.
Conheça os tipos de situações e quem deve arcar com os custos do conserto em cada um deles:

  • Quando o vazamento acomete apenas a unidade do morador, ele deve responsabilizar-se pelos custos e pela solução do problema. É recomendado agir rápido para que outras unidades não sejam atingidas, implicando em maiores prejuízos.
  • Se o ponto estiver em alguma área comum, como na caixa d’água, paredes externas, áreas de lazer, salão de festas e outros, o condomínio é obrigado a assumir a responsabilidade com o reparo dos danos.
  • Quando o problema originar na unidade do vizinho, o proprietário dela será o responsável pelos custos. No caso de imóvel alugado, quando a infiltração ocorrer devido ao desgaste natural da estrutura, o dono deve arcar com as despesas.
  • Se o problema surgir em função de alguma reforma realizada pelo inquilino e acabar perfurando o encanamento, então é ele quem terá que pagar o conserto.

Basicamente, existem três motivos para o surgimento de infiltrações: vazamentos, falhas na impermeabilização da laje e no lençol freático – caso que provoca a infiltração no poço do elevador. Sendo assim, é sempre muito importante ficar de olho nos ambientes que podem provocar algum tipo de problema dessa natureza.

Discussão

4 Comments

  1. Antônio j werneck

    Boa noite. Gostaria de saber se é permitido colocar no mural do prédio, um comunicado pedindo que os condôminos inadiplentes procurem o sindico para negociar sua dívida

  2. Antônio j werneck

    Boa noite. Meu condomínio está no vermelho, cortei o elevador a fim de economizar, durante o horário de 8:00 as 17:00h. Coloquei um comunicado no mural especificando o horário e o motivo ” problemas financeiros “.pergunta. É permitido?

  3. Letícia Gloor

    Olá, Antônio. Não há nada que te impeça de tomar essa atitude. Entretanto, seria interessante que isso fosse aprovado previamente em assembleia, pois assim você poderia saber a opinião dos demais moradores do condomínio.