Tarefas sazonais do condomínio

Categoria: Administração

Data: 29/04/15

Autor: Luana Caldeira

O condomínio sofre com tarefas sazonais e a administração precisa compreender muito bem tudo que se passa em cada época do ano para garantir uma previsão orçamentária impecável, além de conseguir evitar problemas causados por essa sazonalidade.
As tarefas sazonais variam desde questões de manutenção até compromissos ou entrega de documentos. Conheça cada uma das tarefas sazonais do condomínio logo abaixo.
Quando o assunto é documentação legal, é fundamental que o síndico aproveite o final do ano para organizar a papelada, já que logo em fevereiro é o momento de entregar a Dirf (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) para a Receita Federal. Também nesse mesmo mês, síndicos e funcionários do prédio devem receber o Informe de Rendimentos para que possam preencher suas declarações de Imposto de Renda.
Já em março, os condomínios devem entregar a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de todos os funcionários para o Ministério do Trabalho.
Em relação à manutenção do condomínio, é importante programar a realização anual de uma vistoria predial em prédios com mais de cinco anos de existência, a fim de identificar eventuais problemas de infraestrutura. O trabalho deve ser feito preferencialmente em abril, antes do período de obras (caso estejam previstas), por uma equipe de engenheiros. Também em abril deve ser providenciada uma das duas dedetizações e desratizações anuais recomendáveis para condomínios.
O mês de maio, após encerrada a época de chuvas, é um período propício para a realização de obras como reparos, impermeabilização, pinturas e restauração de fissuras.
Já em junho, os síndicos devem encaminhar funcionários para cursos de capacitação, especialmente em segurança, visando preparar o condomínio para o período de férias, quando muitos apartamentos ficam vazios e o risco de arrastões aumenta.
Em julho, é fundamental reforçar as medidas de segurança, alertando moradores e funcionários.
Agosto é o último mês para a dispensa de funcionários em condomínios de São Paulo, com aviso prévio em setembro, já que em outubro, mês de dissídio dos trabalhadores, não é possível demiti-los. Também é recomendável aproveitar o tempo ainda frio para realizar a manutenção anual da piscina, uma vez que é pouco ou nada utilizada neste período.
Setembro, mês de início da primavera, é o período para trabalhar as áreas verdes do condomínio, com cuidados mais intensos com a jardinagem.
Em outubro, o condomínio deve providenciar nova dedetização e desratização, além de limpeza da caixa d’água, para que a água do prédio esteja em boas condições no verão.
Novembro é época de se preparar para as chuvas de verão; por isso, é sempre bom certificar se está tudo ok com os para-raios.
Por fim, em dezembro, o condomínio deve planejar as férias dos funcionários no ano seguinte, para saber quem irá folgar em qual data, realizar nova campanha de segurança por conta das férias de janeiro e encaminhar aos condôminos o boleto da cota condominial de janeiro, a fim de que os moradores possam programar seu pagamento antes do período de férias.

Discussão

0 comentários