Roteiro para inspeção predial – Quais itens precisam de maior atenção

Data: 25/07/14

Autor: Luana Caldeira

Roteiro-para-inspeção-predial

A inspeção predial é fundamental para manter o bom funcionamento de todo o edifício, afinal, é sempre melhor e mais barato evitar um problema do que precisar consertá-lo depois. Em qualquer edificação, sejam casas ou imóveis comerciais, essa inspeção é necessária; mas, em edifícios, isso é ainda mais importante, pelos benefícios provenientes da prevenção.
É natural que todas as construções se deteriorem ao longo dos anos, por isso é fundamental um olhar atento a todo e qualquer problema que aparecer.
Alguns utensílios, como pára-raios e extintores de incêndio, são comuns a todos os prédios e precisam estar corretamente instalados. Caso seja constatada alguma inadequação com esses utensílios, o condomínio fica sujeito a multa. Esses devem ser os itens prioritários em uma inspeção predial, tanto pela multa que eles podem acarretar, quanto pelo seu nível de importância.
As atenções devem se voltar, também, para problemas graves na edificação, como infiltração e corrosão por ferrugem na armadura de ferro de pilares, lajes e vigas, além de defeitos nas áreas de impermeabilização, que causam vazamentos que encarecem a conta de água do condomínio. Todos esses aspectos do edifício devem ter prioridade na inspeção predial, pois qualquer defeito nessas áreas pode ser uma grande dor de cabeça para o síndico e condôminos.
A inspeção predial ainda não é muito difundida no Brasil, mas em países como os Estados Unidos e o Canadá, ela é implementada em praticamente todas as edificações. Segundo a regulamentação da ABNT, um prédio com até 15 anos de existência precisa fazer uma inspeção com um engenheiro especializado a cada três anos. Já para um prédio entre 15 e 30 anos de existência, essa inspeção passa a ser exigida a cada dois anos.  E, para edificações com mais de 30 anos, ela deve ser feita anualmente.
Mesmo com essas inspeções feitas por profissionais, inspeções periódicas precisam ser realizadas pelo síndico ou zelador do prédio a cada mês ou, pelo menos, a cada três meses. Para não haver nenhum problema nas inspeções prediais no seu condomínio, criamos um roteiro com os principais itens existentes nos edifícios.

Discussão

0 comentários