Em assembleia é discutido e votado o futuro do condomínio, motivo por si só suficiente para que todos (ou quase todos) os condôminos comparecessem. Entretanto, a realidade enfrentada pelos condomínios de todo o Brasil é um desinteresse cada vez maior em relação às assembleias.
Na assembleia são convencionadas as normas que regerão o condomínio e suas principais questões: escolha do futuro síndico, orçamento do ano, aprovação das despesas, valor das contribuições dos condôminos, aprovação das contas e debate dos problemas daquela comunidade. Então, quem deseja saber como seu dinheiro será investido e decidir juntamente com os moradores o estado melhor para sua moradia deve comparecer.
Dessa maneira, é importante o condômino participar dos encontros, porque lá é onde são tomadas decisões que tornam-se regras do condomínio e que só poderão ser anuladas judicialmente ou por deliberação de outra assembleia.
É bom frisar que existe uma situação bastante contraditória: os condomínios que têm menor participação nas assembleias são, geralmente, os mesmos condomínios que têm mais reclamação por parte dos moradores.
É claro que algumas assembleias são realmente muito enfadonhas e desgastantes em decorrência da postura dos próprios condôminos, mas é fundamental que todos tentem deixar isso de lado pelo bem do condomínio e pelo bem pessoal, uma vez que um condomínio organizado e bem gerido trará grandes benefícios aos seus condôminos.
Baixe a Cartilha de Convivência em Condomínios e ajude a sua gestão.
0 comentários