A falta de água está se tornando um problema cada vez mais frequente no Brasil. Mas o que os síndicos e condôminos podem fazer para tentar economizar o máximo possível desse recurso tão precioso? Confira as dicas e faça a sua parte:
Síndicos:
- Adotar o hidrômetro individual: depois da instalação, a economia pode chegar a 40%. Com o sistema instalado, a detecção de vazamentos fica muito mais fácil, já que a empresa responsável pelo serviço monitora o consumo de água o tempo todo. Além disso, os moradores passam a gastar com mais consciência, já que sentirão no bolso.
- Contratar um profissional para revisar o sistema hidráulico de todo o prédio. Vazamentos são uma grande fonte de desperdício e esperar que os condôminos tomem atitudes sobre o assunto pode demorar bastante. Assumir o custo de um profissional sairá mais barato, pensando na economia de água que essa atitude irá trazer.
- Fazer campanhas contra o desperdício de água no condomínio: cartazes nas áreas comuns e criar uma comissão responsável pelo assunto são ações simples que poderão dar um grande resultado.
- Regar o jardim durante 10 minutos representa o gasto de 186 litros de água. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação.
Condôminos:
- Não utilizar o lava-louças e máquina de lavar roupa a menos que ela esteja cheia. Com ela vazia ou cheia, o consumo de água é praticamente o mesmo.
- Fechar a torneira para escovar os dentes e fazer a barba.
- Tomar banhos mais rápidos e desligar o chuveiro quando estiver ensaboando. Um banho de 15 minutos com o registro meio aberto gasta 243 litros de água. Se o tempo de banho for de 5 minutos, fechando-o ao se ensaboar, o consumo cai para 81 litros.
- Substituir as descargas tradicionais pelas de caixa. As caixas acopladas são mais econômicas do que as tradicionais válvulas de descarga.
- Colocar um balde embaixo do chuveiro para armazenar a água enquanto não esquenta. Essa água pode ser utilizada para outras atividades da casa, como para colocar a roupa de molho ou lavá-la.
Todas as medidas sugeridas acima, além de ajudar a economizar água, também terão efeito positivo no gasto do condomínio. Ou seja, implementar essas novas atitudes só trará consequências positivas.
0 Comments