O dia a dia em um condomínio-clube: benefícios e desvantagens

Data: 14/10/16

Autor: Luana Caldeira

Hoje em dia as pessoas valorizam muito o conforto e os momentos de lazer que, na correria do cotidiano, são realmente preciosos. Com os moradores não seria diferente, e para satisfazer as necessidades de quem busca um espaço completo, os condomínios-clube são uma ótima opção por oferecerem infraestrutura e serviços para que os condôminos não precisem sair de casa para se exercitar ou se divertir, tudo isso aliado à moradia de qualidade. Muitas vantagens trazem consigo também alguns pontos negativos, e vamos falar sobre alguns deles a seguir.
Os condomínios-clube ganharam espaço no mercado por proporcionarem mais segurança e praticidade na vida das pessoas, sendo que são diversos os tipos de instalações que possuem, como playground, restaurante, brinquedoteca, cinema, pet shop, lan house e até mesmo parque aquático. Porém, quanto maior o tamanho do condomínio, mais trabalho para a administração dos síndicos e gestores, principalmente em relação à manutenção, conservação e boa convivência entre os moradores na utilização das áreas comuns.
Apesar das facilidades, normalmente a taxa condominial não é uma desvantagem nesses locais porque muitos dos espaços são locáveis, como o salão de beleza, e isso certamente reflete no menor custo ao condômino, assim como o maior número de moradores que residem nesses locais. Podemos destacar como outras vantagens a vasta possibilidade de lazer e convívio para as crianças, que podem fazer muitas amizades, aulas esportivas e de idiomas sem sair de casa. Para os adultos, contratar, por exemplo, um personal trainer em conjunto com outros condôminos e utilizar a própria estrutura do prédio representa comodidade, tranquilidade e economia. A maior segurança, através de sistemas avançados de vigilância, contribui para o menor deslocamento para espaços públicos porque as atividades podem ser feitas dentro do condomínio. É importante ressaltar também a valorização do imóvel devido à ampla área de lazer.
Os benefícios são inúmeros, mas precisamos falar também sobre os pontos críticos dos condomínios-clube. A pouca privacidade é um deles, tanto nos espaços comuns, como no congestionamento dentro da garagem e até nos elevadores; é difícil transitar por um prédio dessa categoria sem encontrar muitas pessoas pelo caminho, o fluxo é sempre muito grande, o que pode dificultar as relações e a proximidade entre os condôminos. Por falar em estacionamento, o número excessivo dos carros pode ser um estresse diário para chegar e sair do prédio de forma organizada. O risco de uma má administração é também uma desvantagem, e todas as vantagens que citamos anteriormente podem ser prejudicadas se o síndico não for dedicado e responsável para manter a ordem e, com regras e normas, possibilitar uma convivência agradável e pacífica entre os muitos moradores, além de prezar pela conservação de todos os espaços. Outro ponto negativo é que, pelo tamanho da área comum, os espaços privativos de cada residência podem ser reduzidos, o que afeta a rotina de quem passa a maior parte do tempo dentro de casa e não desfrutando da infraestrutura externa.

Discussão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.