Inverno: economize energia para economizar dinheiro

Data: 08/07/16

Autor: Juliana Lima

A estação mais fria do ano já começou, e uma das maiores preocupações dos condôminos no Inverno é o aumento da conta de energia elétrica devido à elevação considerável da utilização de alguns aparelhos. Para se aquecer, as pessoas ligam os aquecedores ou as lareiras elétricas e abusam dos banhos muito quentes e demorados.
Mas na hora que chega a conta, você pode ter uma surpresa não muito agradável, considerando que o seu valor teve um reajuste em quase todas as regiões do país, como por exemplo na Bahia, a conta foi reajustada em 10,76% no mês de abril. De acordo com os dados de uma pesquisa realizada em 2015, a conta de luz na cidade de São Paulo, neste mesmo período do ano, subiu em média 48% para quem mora em prédios e conjuntos habitacionais, em comparação ao consumo do ano anterior, além de 85% dos prédios residenciais terem registrado aumento nas despesas elétricas, o que impacta na cota mensal paga pelos moradores.
Para poder aproveitar os dias frios sem preocupação, é ideal que os condôminos fiquem atentos ao consumo, e com atitudes simples, fica mais fácil economizar no final do mês. Para optar pelo uso racional da energia, você pode desligar da tomada todos os aparelhos elétricos que não estejam sendo utilizados ao invés de deixar no modo stand by, substituir as lâmpadas comuns pelas fluorescentes, ou ainda pelas lâmpadas de LED, que auxiliam a economia em até 75% e duram mais, e também aproveitar para usufruir da luz natural o máximo possível abrindo janelas e cortinas para iluminar os ambientes.
Especialmente durante o Inverno, os condôminos podem também reduzir o uso dos aquecedores, lareiras e secadoras de roupas, que podem ser responsáveis por até um terço do gasto de eletricidade, além de tomar banhos mais rápidos e com o chuveiro na temperatura mais amena e não na máxima (na posição ‘verão’, o consumo por uma hora é de 2,10 kWh a 3,5 kWh, e na posição ‘inverno’, aumenta para 4,5 kWh e 6 kWh – dados da Agência Nacional de Energia Elétrica/Aneel), elevando o valor da conta em mais de 25%. E se o seu condomínio tiver mais de um elevador, chame apenas um deles por vez.
Adotar esses hábitos é uma maneira consciente não apenas de economizar na conta de luz, mas no cuidado e preocupação com a preservação do meio ambiente, fazendo a sua parte com sustentabilidade no Inverno e durante todo o ano. Uma dica para os síndicos é fazer um comunicado sobre esse tema e colocar no mural de avisos do condomínio, e também postar no Mural do Nextin Home para ser enviado a todos os condôminos via e-mail.

Discussão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.