Em várias cidades e estados do Brasil, existem leis que proíbem condomínios novos de serem erguidos sem o sistema de hidrômetros individuais. E o motivo é o benefício inegável que esse sistema traz para o meio ambiente e para as finanças do condomínio. Descubra mais benefícios da instalação de hidrômetros em condomínios.
A individualização de hidrômetros promove a justiça dentro da comunidade de moradores a partir do momento em que cada um pagará somente pelo que efetivamente consumiu. Ninguém pagará a conta de água daqueles que esbanjam no seu consumo ou ainda daqueles que se acham em situação de inadimplência com suas taxas condominiais.
Mesmo para os condomínios antigos que não foram construídos com individualização de hidrômetro, essa alteração ainda é muito vantajosa, além de ser mais justa. Com a individualização dos hidrômetros nos condomínios, reduz-se o valor da taxa condominial e, consequentemente, a inadimplência, facilitando a implantação de taxas extras para benfeitorias e valorização patrimonial dos imóveis.
O sistema de medição de água será idêntico ao utilizado para medição de energia elétrica e é feito da seguinte forma:
O serviço de individualização, geralmente, inicia-se com uma vistoria. Examina-se a melhor forma de planejamento, levando em conta as instalações existentes e a melhor forma de adequação para uma nova distribuição de água fria.
A técnica a ser utilizada vai depender do projetista ou dos materiais já instalados no condomínio (por exemplo, se já existe tubulação de cobre, recomenda-se que o condomínio continue a utilizar materiais do mesmo material). De qualquer maneira, não é recomendável a utilização de ferro.
Geralmente os hidrômetros são instalados próximos aos registros já existentes e não causam qualquer dano à estrutura do condomínio.
Saiba tudo sobre manutenção com o kit de Manutanção Condominial da Nextin.
0 comentários