Como diminuir gastos ou gerar receita para seu condomínio

Data: 15/02/16

Autor: Giorgio Caldeira

Em tempos de crise, diversos condomínios têm encontrado alternativas para reduzir e/ou manter a taxa paga pelos condôminos e, consequentemente, o seu impacto no orçamento familiar. Além do habitual corte de despesas, a implementação de ações que gerem recursos tem sido uma boa alternativa.
Inúmeras são as medidas que contribuem para a redução dos custos fixos e diminuição dos gastos do condomínio. Energia, água e manutenção são os principais itens dessa lista.
No que diz respeito à iluminação, para a redução da conta de energia, a instalação de sensores em áreas onde pessoas e veículos trafegam pode ser uma boa solução.
Com relação à água, além da constante preocupação com a manutenção, é muito importante se preocupar com a conscientização dos condôminos. Campanhas de sensibilização contribuem muito para isso.  
Outra opção para otimizar o orçamento é renegociar contratos com fornecedores e prestadores de serviços do condomínio.  
Além dos itens citados acima, agir preventivamente pode evitar o gasto com despesas desnecessárias e/ou extras.

Por fim, a comercialização de resíduos (recicláveis) gerados a partir da coleta seletiva e a disponibilização de áreas/espaços para divulgação de instituição são outros exemplos de ações que, respeitando as regras do condomínio, podem contribuir para a geração de receita.

Discussão

1 Comentário

  1. guiomar

    Muito bom.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.