Como aumentar o número de presentes na assembleia

Data: 13/05/15

Autor: Luana Caldeira

Como aumentar o número de presentes na assembleia_

É possível afirmar, sem medo de cometer um exagero, que todos os condomínios do Brasil sofrem com a falta de quórum nas assembleias. Mas o que o síndico pode fazer para que o envolvimento dos moradores com a gestão seja maior?
Segundo pesquisa desenvolvida em maio de 2015 pela Lello, empresa que realiza administração de condomínios no Estado de São Paulo, cerca de 70% dos condôminos e moradores dos condomínios não comparecem às reuniões na capital paulistana.
Entretanto, esse número aumenta significativamente quando o assunto da assembleia irá influenciar diretamente a vida do morador. É o caso do sorteio de vagas da garagem: como quem não comparecer à reunião irá ficar com as piores vagas, o número de presentes nesse tipo de assembleia sobe para 80%.
Tendo em vista essa realidade vivida pelos condomínios paulistanos, e que pode ser replicada a outras regiões do país, confira as seguintes dicas para reverter a pouca adesão às assembleias:
1) Procure mesclar temas importantes com outros que atraiam interesse dos condôminos.
2) Coloque na pauta apenas assuntos realmente relevantes. Com assembleias curtas e menos cansativas, o número de presentes irá aumentar.
3) Promova a integração dos condôminos com eventos extras, além da assembleia. É mais fácil ter adesão dos moradores em um condomínio quando o clima geral é mais amistoso.
4) Para condomínios muito grandes, faça um pequeno evento após a assembleia, seja um coquetel, um lanche ou mesmo um eventual sorteio de prêmios.
5) Estimule a gestão participativa no condomínio. Uma boa dica é criar comissões específicas para que os condôminos participem, como de decoração, de obras e outras.
6) Acerte no horário. Cada síndico deve conhecer bem os seus moradores e procurar agendar a assembleia num horário positivo para a maioria deles.
7) Avise todos sobre a assembleia e, no dia do encontro, deixe um lembrete.
Faça essas mudanças na hora de convocar uma assembleia e o número de presentes certamente aumentará. Para te auxiliar no aviso de todos os moradores e do lembrete no dia marcado, o Nextin Home é um grande aliado. No módulo Assembleias o síndico cadastra uma reunião e todos os moradores e proprietários, mesmo aqueles que não moram no condomínio, recebem um aviso por e-mail. Além disso, no dia em que a assembleia for realizada, todos recebem um SMS, aumentando consideravelmente a quantidade de participantes.

Discussão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.