Câmeras de segurança para condomínio

Data: 02/05/16

Autor: Luana Caldeira

Câmeras de segurança para condomínio-01

As câmeras de segurança em condomínio são consideradas praticamente obrigatórias nas principais capitais brasileiras, pelo seu grande efeito no combate às ações de ladrões e ótimo custo-benefício. Mas, mais importante do que isso, é a sensação de segurança que elas produzem nos membros do condomínio, garantindo sua tranquilidade.
A escolha de qual tecnologia será utilizada depende da verba que o condomínio tem para gastar com isso, além de variar de acordo com o resultado esperado. De maneira geral, câmeras com boa resolução têm um custo muito superior às demais e, por isso cada caso precisa ser avaliado individualmente.
As câmeras de vídeo podem ser uma vantagem no que diz respeito ao controle de situações como assaltos ou agressões e devem ser utilizadas para esses fins.
Um Circuito Fechado de TV, o conhecido CFTV, consiste de um conjunto de câmeras colocadas em lugares estratégicos que captam e transmitem imagens para um sistema de gestão de vídeo. O CFTV permite a visualização dessas imagens posteriormente à sua gravação e, na detecção de qualquer evento, conhecer as suas causas – o que ajuda a melhorar a segurança com caráter preventivo. Além disso, a colocação de câmeras visíveis em pontos estratégicos dissuade qualquer intenção de delito e proporciona aos visitantes um sentimento de segurança.
Câmeras de segurança e a privacidade dos moradores
Câmeras de segurança são instrumentos fundamentais para a segurança do condomínio, mas a questão da privacidade continua frequente. Descubra mais sobre o assunto.
Carro danificado na garagem do prédio: o condomínio é responsável?
Essa questão paira sobre vários moradores e gestores, e com as câmeras de segurança pode ser muito mais simples. Confira.
Instalação de câmeras de segurança em condomínios
Confira o passo a passo para contratar um Circuito Fechado de TV para o seu condomínio.
Legislação sobre câmeras de segurança em condomínio
Leis estaduais, municipais e demais normas que devem ser seguidas quando o assunto é a utilização de câmeras em condomínio. Descubra tudo sobre.
Quem tem acesso às imagens das câmeras de segurança
Para analisar quem deve ter acesso às imagens e gravações das câmeras de segurança do condomínio, o mais importante é entender a finalidade de sua existência. E as câmeras em condomínio existem pelo simples fato de preservar o patrimônio e promover a segurança do condomínio e moradores.
Confira outras dicas com a Cartilha de Segurança Condominial.

Discussão

2 Comentários

  1. Ronaldo silva

    Bom dia no meu condomínio, o síndico começou a estalaçao de câmeras direcionadas para as janelas dos condomínio .isso é permitido?

  2. Raquel Batista

    Segundo o artigo 5º, inciso X, da nossa Constituição, a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas são invioláveis, estando assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Isso significa que, se a posição das câmeras viola a privacidade do morador, ele pode acionar judicialmente o condomínio. Mas também é importante lembrar, que a conciliação é sempre o melhor caminho. Então, caso sinta que as câmeras violam a sua privacidade como morador, a primeira medida a ser tomada é comunicar ao síndico e tentar resolver a questão amigavelmente, uma simples mudança de posicionamento já pode resolver o problema.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.