4 pilares da gestão ambiental

Data: 17/09/14

Autor: Luana Caldeira

O assunto sustentabilidade está presente em nosso cotidiano e também deve ser pensado no condomínio em que vivemos. É muito complicado um condomínio ser completamente sustentável, pois exigiria obras em vários níveis, mas é possível conseguir uma gestão ambiental interessante através de quatro pilares fundamentais:Sustentabilidade

  • Economia de água

A conta de água representa o segundo maior gasto do condômino em um condomínio. Por isso, fazer economia nessa área é fundamental tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. Para conseguir economizar no consumo de água, é preciso consertar vazamentos (torneiras, registros e descargas), instalar redutores de vazão e, principalmente, incorporar no dia-a-dia o conceito de uso racional da água.

  • Economia de energia

Instalar sensores de presença nas áreas comuns do prédio é uma boa saída, lembrando que a melhor forma de reduzir o consumo de energia é usá-la de forma consciente

  • Individualização de hidrômetros

Depois da instalação dos hidrômetros individuais, a economia com o gasto de água pode chegar a até 40%, de acordo com algumas empresas do setor. Com o sistema instalado, a detecção de vazamentos fica muito mais fácil, já que a empresa responsável pelo serviço monitora o consumo de água todo o tempo. O meio ambiente também ganha, pois os moradores passam a gastar com mais consciência e pensam muito mais antes de deixar torneiras abertas, por exemplo.

  • Coleta Seletiva e redução de lixo

Diferentemente do consumo de água e energia elétrica, a produção de lixo não pesa no bolso dos condôminos. Porém, é necessário ter consciência que reduzir o lixo é responsabilidade de todo cidadão. O conceito fundamental é: não jogar fora algo que pode ser aproveitado e descartar com consciência aquilo que já não tem uso.
Mas, para o descarte correto do lixo, algumas medidas precisam ser tomadas:
1 – Limpar – Todo o lixo precisa estar completamente limpo para ser reciclado
2 – Separar – Os materiais precisam estar separados de acordo com o material (papel, vidro, metal e plástico)
3 – Compactar – Latas de metal, por exemplo, precisam estar amassadas para ajudar no transporte
4 – Descartar – Colocar no local próprio para o lixo reciclado no seu condomínio
A gestão ambiental deve ser introduzida pelo síndico ou algum condômino mais engajado no assunto, entretanto, não há nenhuma garantia que todos os moradores irão, realmente, participar desse movimento. Por isso, o gestor deve conscientizar os demais moradores em relação ao assunto; afinal, se todos economizarem água e energia e ainda reciclarem o próprio lixo, já será uma grande colaboração.
experimente gratis o nextin home

Discussão

0 Comments