Virei síndico e agora? Obrigações legais e dicas

Data: 14/07/14

Autor: Luana Caldeira

O cargo de síndico exige muita responsabilidade e conhecimento da função, já que várias medidas legais podem ser tomadas caso sejam identificados erros graves em uma gestão. Por isso, os síndicos de primeira viagem precisam se inteirar da legislação, além de adotar medidas para organizar as principais áreas de conflito na gestão de condomínios: finanças, funcionários e comunicação.
Assim como qualquer empresa, o condomínio possui várias obrigações legais. Prestação de contas, realização de seguro edificação e realização de obras são apenas alguns desses deveres. Além disso, o condomínio é responsável por tudo que envolve a estrutura das edificações: limpeza da caixa d’água, emissão de laudo técnico de para-raios e manutenção dos elevadores.
Para todas essas situações, o síndico é o representante legal do condomínio. Se houver qualquer irregularidade nas ações do condomínio, o síndico pode, em última instância, ser julgado civil e criminalmente. Para que o primeiro mandato de um síndico transcorra bem, a transição precisa ser feita da forma mais transparente possível.
Transição – Atualize e acompanhe o cadastro do CNPJ (Receita Federal) e a Certificação Digital nos órgãos municipais.
Convenção e o Regimento Interno – Em caso de prédios novos, é necessário criar e aprovar a Convenção e Regimento Interno do condomínio. Esses documentos irão ditar os direitos e deveres dos condôminos.
Documentação – Marque uma reunião com o antigo síndico para receber toda a documentação. Ela deverá ser listada e protocolada posteriormente.
Saldo Bancário – É preciso confirmar o saldo bancário do condomínio. A partir disso, é possível planejar ações futuras.
Vencimento de contratos – O novo síndico precisa conferir o vencimento de todos os contratos preestabelecidos para não haver lacunas em prestação de serviços essenciais para o funcionamento e segurança do condomínio.
Pagamentos em Aberto – Se houver contratos em andamento, é preciso observar se há pagamentos em aberto. Caso haja, é função do novo síndico quitar esses valores.
Inadimplência – Casos de inadimplência são extremamente comuns. O novo síndico precisa se certificar se há algum caso na época de sua posse. Posteriormente essas situações precisam ser solucionadas pelo novo gestor.
Funcionários – Reúna os funcionários dos condomínio, apresente-se e explique como planeja sua gestão. Certifique-se de que todos que trabalham no prédio estão registrados. Isso vale também para os aposentados.
Laudo Estrutural – Solicite o laudo de um engenheiro. Ele deverá visitar o prédio e avaliar a sua situação estrutural.
Inspeções – Verifique os prazos de todos os itens do prédio. Extintores, mangueiras de incêndio, para-raios, iluminação de emergência, instalações elétricas e elevadores são apenas alguns dos itens que precisam ser monitorados.
Seguro Predial Obrigatório – Todo edifício é obrigado por lei a ter um seguro contra incêndio, destruição total ou parcial. É função do síndico certificar-se de que o seguro está em dia.
Previsão Orçamentária – É preciso ter transparência e planejamento em uma gestão bem sucedida. A previsão orçamentária é um guia de como será o gasto do condomínio em um período de tempo. Mesmo assim, nada pode ser feito sem aprovação em assembleia.
Uma boa dica é manter contato com o síndico anterior. Ele conhece todos os detalhes do condomínio, desde os condôminos até as possíveis falhas na construção do edifício. Desse modo, ele te ajudará a gerenciar possíveis crises vivenciadas durante a gestão.
O trabalho do síndico é extremamente complexo. São muitos detalhes que precisam ser trabalhados diariamente. Isso pode ser ainda mais complicado, uma vez que deve ser conciliado com emprego, família e todas as outras responsabilidades que enfrentamos. Pensando nisso, a Nextin criou uma ferramenta capaz de organizar e facilitar o trabalho do síndico. Conheça o Nextin Home.

Discussão

24 Comments

  1. LUIS CORREIA DE OLIVEIRA

    Muito bom, espero ter sempre essas informações.

  2. Igor Medeiros

    Luis, é só assinar nossa Newsletter!

  3. ÁUREA ALVES BORGES GATTÁS

    Boa tarde, interessei pela matéria apesar de não ser síndica profissional. Faço cobrança extra judicial. No momento não estou trabalhando, mas me identifico muito e tenho muito sucesso nas cobranças. Quero conhecer tudo de condomínio, síndica profissional, cobrança judicial e extra, leis de condomínios e outros. Tenho muitas idéias para melhorar o condomínio e uma visão muito clara de sucesso. Se puderem me ajudar com informações, ficarei grata.
    Atenciosamente,
    Áurea

  4. Luiz Pires

    Muito bom, esclarecedor,gostei muito!

  5. Letícia Gloor

    Olá, Luiz. Fico feliz que você esteja gostando dos conteúdos. Depois assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades! Abraços.

  6. marilangela

    Sao sempre de grande valia as informaçoes recebidas.

  7. Rejane Ávila Cavalcante

    Gostei muito do material que estou recebendo por email, foi de grande importância para mim pois nunca fui síndica e cai de para quedas nesta grande responsabilidade.

  8. Letícia Gloor

    Ficamos muito felizes de você estar gostando, Rejane! =]

  9. Ana Cristina Kroker pelka

    Prezados Senhores!
    Sou síndica do meu condomínio há 9 anos. Peguei este condomínio um deserto, devido aos síndicos anteriores nada fez, apenas recebiam o dinheiro. Coloquei toda a documentação em orem como FGTS, INSS, seguro enfim, tudo que precisava ser feito, é um condomínio de 12 blocos com 192 apartamentos. Com muitas dificuldades eu venho fazendo melhorias com o dinheiro da receita do condomínio e ajuda do PAC dinheiro do governo Estadual (SEHABE) Secretaria Habitacional do Estado do Rio. O condomínio tem 39 anos. Muitas coisas ainda pra fazer. Fiz Uma AGE, para uma taxa extra que quem estava na reunião aprovaram, mais quem não veio estão criticando Essa taxa é para o conserto do telhados dos blocos e é dividido em fração ideal dos orçamentos que fiz. Resolvemos cobrar em 24 meses,as pessoas não estão aceitando, mais todos que moram no 4º andar dos blocos em época de chuva sofrem com vazamento.. Estão fazendo uma comissão com as pessoas que não vieram para impugnar a AGE e ainda tentar me tirar da gestão, sendo feita uma AGO no dia 25 de novembro último, se eu eleita por unanimidade. O que fazer nesta hora? Agora que está tudo certo as pessoas vem me criticando atacando com palavras e acusações que todo síndico sofre.

  10. Paulo Renato Tarrago Koetz

    Gostei do artigo vou usar bastante. Já sou sindico do meu prédio a 10 anos mais ou menos.

  11. Suely Reuther

    Fiquei muito satisfeita com as informações obtidas. Grata

  12. Isabel

    Achei muito interessante essas dicas , , sobre ser sindicos , gostei.

  13. Laurindo

    Gostei dessa amostra. Comentário claro e bem informativo. Estou certo de que o blog me será de grande valia, por ser síndico de primeira viagem, de um condomínio que tem um problema que vai além do comum.
    Obrigado.

  14. abigail casiilholi

    ESTOU VIVENDO PROBLEMAS SÉRIOS….DE UMA NOVA INQUILINA,QUE VIVE DE ALUGUEL,. REVOLUCIONOU O CONDOMÍNIO: QUE TANTO AMO….POR SER EU E OS FILHOS A CONSTRUÍ-LO:DANDO DURO NOS USA.
    TEM O MEU NOME ( RESIDENCIAL ABIGAIL CASTILHOLI ) COM OITO UNIDADES…O QUAL VENDEMOS SEIS UNIDADE, PELA CAIXA ECONÔMICA E ME RESTAM DUAS UNIDADES….
    (SEMPRE FUI SÍNDICA, PROCUREI, ME ORIENTAR ATRAVÉS DE LEITURAS : DEVERES E DIREITOS DE UM SÍNDICO….DURANTE VÁRIOS ANOS MUDEI DE ADMINISTRADORA TRÉS VEZES, POR NÃO VER COMPETÊNCIA E ENTERESE: A BEM DO PRÓPRIO CONDOMÍNIO.
    EM UMA ASSEMBLEIA SENTI COAGIDA PELOS DOIS:< dono e enquilina,reclamavam o valor do condomínio de 130,00 estar caro)
    ALEGANDO, QUE SE EU TAMBÉM, PAGASSE…ficaria mais barato.
    ( Estive, sempre presente, em casa,…fazia uso do meu celular e da minha condução a bem estar de todos…pois fui eu abrir E REGISTRAR um LIVRO DE ATA, ABRIR CONTA NO BANCO, tendo acesso a crédito bancário…sempre procurei fazer economias… em produtos de limpezas, quintal limpo, plantas podadas, bomba de agua sempre revisada,.caixas dagua cobertas limpas,seguro do prédio,estatutos na portaria….
    OS MORADORES NUNCA TINHAM NADA A RECLAMAREM……fazíamos reuniões só para obedecer as leis……
    NESTA TAL REUNIÃO: COADA E MASSACRADA (com classe, levantei, olhando fixo nos olhos da jovem moradora e disse: QUER SER A SÍNDICA, PAGANDO CONDOMÍNIO?
    ELA RESPONDEU:SIM.
    VIAJEI………..sem assinar no LIVRO DE ATA. porque, o administrador que tinha posse do livro, pela segunda vez não levava o livro nos dias das reuniões, alegando ter esquecido.
    APENAS COM UM PEDACINHO DE PAPEL E CANETA NA MÃO TOMAVA NOTA DO QUE FICAVA RESOLVIDO ALI NA REUNIÃO.( DEPOIS, ELE ESCREVIA NA ATA O QUE BEM LHE CONVINHA)
    E NA ATA, ELE COLOCOU OUTRA COMO SÍNDICA………..A TAL JOVEM, COMO SUBSÍNDICA E COM O DIREITO DE ASSINAR XEQUES DO CONDOMÍNIO.
    QUANDO VOLTEI (DESCARADAMENTE) O ADMINISTRADOR QUE PARTICIPOU COLOCOU<UMA OUTRA COMO SÍNDICA E A QUE EU ME PROPÚS A PASSAR COMO SUBSINDICA.
    E A JOVEM ASSINANDO OS XEQUES…
    ELE, FES COMO BEM QUIS…..NÃO RESPEITANDO A LEI……ainda me disse:—não se preocupe.você não é mais a sindica.
    MAS ME PREOCUPEI SIM…..PORQUE, COLUO A QUE EU DISSE ASINARAM.fui ao banco LEVANDO O XEROX das 2 ultimas reuniões e mostrei….ELE OLHOU, LEU,E ME DISSE:—-esta errado, quero a presença dele e da senhora juntos… (chegou a telefonar no escritório e no celular do administrador:^não atendeu, porque ele sabia que eu iria no banco.)
    no outro dia foi sem mim…….e convenceu o gerente. que estava certo e eu errada.
    EU, ENGOLÍ O SAPO E ESTOU MUDANDO PARA UMA CASA………..nunca mais irei morar em condomínio:aqui no brasil..
    PREFERI, ME DAR POR VENCIDA ( PARA NÃO ENFARTAR)
    NEM DAQUI, A MIL ANOS O BRASIL IRÁ TER OS CONDOMÍNIOS LEGALIZADOS….RESPEITANDO LEIS.
    A FALTA DE CONHECIMENTO É GERAL…E NOS PASSAM INSEGURANÇA,E DECEPÇÃO…
    DESCULPE-ME O DESABAFO.
    VAI FICAR LIVRE DE FALCATRUAS……pois,a fome de poder esta no sangue do brasileiro.
    LUTAR CONTRA O MAL;INFARTA !
    EU QUERO VIVER MAIS UM POUCO…..

  15. Francisco Carvalho

    Na Assembléia-Geral de prestação de Contas o Síndico é obrigado a levar os Comprovantes de Despesas?

  16. Letícia Gloor

    Se a assembleia for destinada à prestação de contas, o síndico deve levar os comprovantes das despesas.

  17. João Eudes de Souza

    Acessei esse endereço por acaso e gostei do conteúdo apresentado, como não entendo nada de condomínio e querem me colocar como síndico de prédio, quero saber se posso contar contar com ajude de vocês nessa empreitada?
    Desde já parabenizo a todos pelas informações apresentadas.

  18. Letícia Gloor

    Olá, João. Pode contar com a Nextin para te ajudar nessa gestão.

  19. Zelma Albuquerque

    Boa noite, estou gostando muito de receber estas matérias, como estou engatinhando no assunto são dicas de grande valia, fico muito grata e desejo receber mais sempre, esta me ajudando muito.
    obrigada.

  20. Hérika

    Adorei receber essas informações, obrigada

  21. helena gloria alves de souza

    Sou propietaria de uma cobertura, muito simple em Belo Horizonte, onde usam p cobrar as taxas de condominio pela fração ideal.A conta da Copasa veio 2.000.EStão me cobrando somente do m apartamento 300,00.O edifício no é bem conservado, nao tem infra estrutura de lazer, patio, uma garagem minuscula, não tem espaço nem p reuniao.Para os moradores so existe uma entrada do predio e o elevador.A cobertura é somente uma area descobertaAcho um absurdo esta cobrança pois moro sozinha, stou sentindo q estou pagando agua pra todo mundo do predio
    Se vc. pudesse achar um soloução p mim, agradeceria muito pois amanha, 04 de junho tem uma reuniao de condominio.
    Muito grata pela atenção

  22. helena gloria alves de souza

    Grata,Letícia Gloor,mas o pessoal daqui não quer saber de mudar nada.fiquei sabendo agora que a fração ideal daqui foi jogada totalmente no quesito água.Como os demais apartamentos são menores,a fração ideal deles, obviamente menor, pagam menores custos com água.No meu caso ,morando sozinha minha fração ideal de água vai além de 300,00.Ficou claro para mim que não se interessam em alterar a convenção, se a cobertura é minha, o problema é meu.Gostaria de continuar contando com sua atenção como me foi dada tão prestimosamente.