Se o síndico do seu condomínio está desviando dinheiro do condomínio, o que os moradores e proprietários podem fazer para impedir? Ou como comprovar que esses desvios estão realmente sendo feitos pelo gestor? Confira algumas dicas:
- Destituir o síndico: 1/4 dos moradores deve convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a fim de destituir o síndico e eleger um outro.
- Juntar toda a documentação que comprove o desvio: o conselho fiscal deve se organizar para levantar todos os documentos que comprovem os desvios praticados pelo síndico.
- Notificar o gestor anterior: o novo síndico deve notificar o anterior sobre penalização judicial.
- Estipular um prazo para repor o dinheiro: o novo síndico deve estipular um prazo para que o antigo possa pagar o que deve.
- Criação de boletim de ocorrência: caso o pagamento não seja realizado no prazo, fale para o síndico procurar a polícia e fazer um boletim de ocorrência por apropriação indébita contra ele.
- Abertura de inquérito policial
- Contratar um advogado: o novo síndico pode contratar um advogado em nome do condomínio e entrar com uma ação por danos materiais contra o antigo síndico.
- Buscar bens do antigo síndico para penhora: se necessário, deverão ser buscados até mesmo os bens do síndico anterior para quitação.
- Empresa ressarcir os prejuízos: se o antigo síndico era empregado de empresa especializada em gestão condominial, ela poderá ser demandada para ressarcir os prejuízos causados por seu empregado.
Se você representar na polícia contra esse síndico e não houver provas suficientes do que você alega, ele ainda poderá apresentar queixa-crime contra você por calúnia. Por isso, é fundamental que a denúncia seja feita totalmente fundamentada em provas.
0 Comments