Quem compõe o corpo diretivo e qual a função de cada um?

Data: 19/09/14

Autor: Luana Caldeira

Para os que estão começando na área de gestão de condomínio, os atributos de cada membro do corpo diretivo podem ser um pouco confusos. Confira quais são os cargos da cúpula gestora e quais as funções de cada um:

Síndico
O síndico é quem  exerce a administração geral do condomínio, ou seja, ele deverá garantir que o Código Civil, a Convenção do Condomínio e o Regimento Interno sejam cumpridos. Mas, acima disso, o síndico é o responsável legal pelo condomínio. Conheça suas funções:Untitled-2

  • Conhecer as leis sobre condomínios, a Convenção e o Regimento Interno do prédio
  • Cumprir as decisões das assembleias
  • Supervisionar as atividades de manutenção, conservação e limpeza das áreas comuns e equipamentos coletivos
  • Fazer o planejamento financeiro e sua execução
  • Estar sempre atualizado para quaisquer mudanças sobre sua área de atuação

Subsíndico
Esse cargo do conselho não é obrigatório por lei, mas é interessante que exista. Se houver algum tópico sobre o assunto na Convenção, ele deverá ser acatado. O subsíndico deve ser eleito em assembleia, assim como o síndico, e deve substituí-lo em suas ausências ou em uma eventual renúncia ou falecimento. Mas, caso aconteça algum desses imprevistos, o subsíndico deverá apenas convocar uma nova assembleia em que ambos os casos serão novamente definidos. Ou seja, o subsíndico não assume o lugar do síndico permanentemente – ele responde ao condomínio, e não ao síndico. Desse modo, não há relação de subordinação entre esses cargos.

  • O subsíndico tem todas as atribuições do síndico, mas só assume na ausência esporádica, na renúncia, ou no falecimento do mesmo

Conselheiros
O Conselho Fiscal é composto por três membros e exerce função de fiscalização das contas do condomínio. Se estiver previsto na Convenção, o condomínio pode contar também com o Conselho Consultivo, órgão que dará consultoria ao síndico, composto por três membros. Os conselheiros têm as seguintes obrigações:

  • Conferir e analisar periodicamente as contas do condomínio
  • Emitir parecer sobre as contas e apresentá-lo em assembleias
  • Autorizar ou não o síndico a efetuar despesas extraordinárias não previstas no orçamento

Zelador  
Esse profissional deve zelar pelo andamento das atividades no condomínio. Ele é o líder dos outros funcionários do local e, portanto, precisa ter noções de gerenciamento de pessoas. Além disso, é necessário um checklist de afazeres diários, semanais e mensais para garantir que tudo continue em ordem. Algumas funções do zelador são:

  • Distribuir serviços, materiais e equipamentos aos faxineiros
  • Fiscalizar os trabalhos realizados no condomínio
  • Manter em bom estado de conservação as áreas comuns do prédio
  • Levar a conhecimento do síndico qualquer problema ocorrido no prédio

Agora, sabendo qual é a função de cada um no Conselho Administrativo, você terá condição de saber como cobrar cada membro. Aproveite e confira as dicas do síndico profissional José Geraldo Viegas para não errar na hora de gerir o condomínio.

Discussão

1 Comentário

  1. Wagner

    Faço parte do conselho ,posso pedir três orçamentos para o sindico a respeito de obras em gerais.
    o sindico é muito centralizador.