Apesar de não ser um órgão obrigatório nos condomínios, o conselho fiscal é de extrema importância para qualquer condomínio, principalmente os maiores. É fundamental que todos os processos que envolvam dinheiro dos condôminos sejam acompanhados por mais de uma pessoa; além de evitar que o síndico aja com má fé, eles também podem alertar caso o gestor esteja tomando alguma atitude equivocada.
É comum a Convenção do condomínio determinar as atribuições do conselho fiscal. Dentre essas funções, estão examinar contas, controlar aplicações financeiras do condomínio e fiscalizar as contas em geral. Mas, caso as funções do conselho não estejam descritas na Convenção, a competência deste se limitará a fornecer pareceres sobre as contas do síndico anualmente, na Assembleia Geral Ordinária. Muitas vezes a função do conselho fiscal pode parecer dispensável, mas fiscalizar é fundamental. Principalmente em um condomínio de grande porte, já que pode evitar fraudes ou desvios de verba.
Mesmo que não exista nada que exija a criação de um conselho fiscal, o fato é que esse órgão desempenha um papel fundamental no condomínio. Suas funções consultivas e fiscalizatórias são essenciais para o andamento correto da gestão condominial.
Ao contrário do que muitos pensam, o conselho fiscal não tem como objetivo apenas auxiliar o síndico, mas também passar segurança aos condôminos sobre o cumprimento das obrigações legais atribuídas ao síndico.
Um software como o Nextin Home pode auxiliar ainda mais o trabalho do conselho fiscal. Todos os processos que envolvam dinheiro do condomínio serão registrados na nuvem, ou seja, tudo estará sempre disponível para quem quiser consultar algum documento ou planilha. Desse modo, qualquer um dos condôminos tem autonomia e liberdade para conferir se tudo está de acordo. Se um erro for detectado, este poderá alerta o conselho fiscal para sejam tomadas providências, tais como questionar o síndico ou convocar uma assembleia para esclarecimento.
0 Comments