A inadimplência é o principal problema dos condomínios. Tanto para os síndicos quanto para os condôminos que pagam todas as taxas em dia, já que eles pagam um valor maior para compensar os devedores. Uma vez que o síndico é o representante legal do condomínio, é dele a função de cobrar todos os devedores, sob pena dele próprio ser responsabilizado. Mas isso não é uma tarefa fácil.
O síndico não deve ser muito duro com os devedores, mas também não pode ser muito flexível. É preciso ser cuidadoso, porém firme. Expor o devedor aos demais moradores, por exemplo, é uma atitude muito agressiva para pressionar o inadimplente. Isso pode dar abertura para ele entrar com um processo de danos morais contra o condomínio. O mesmo pode acontecer quando o síndico não toma atitude alguma para cobrar as dívidas dos condôminos. Nesse caso, sua omissão caracteriza negligência, prejudicando os moradores que pagam em dia.
O primeiro passo para se quitar a dívida dos inadimplentes é cobrar de forma amigável, extrajudicialmente, mas por escrito com protocolo para documentar os fatos. Esse documento deve informar que o inadimplente será acionado judicialmente em 48 horas, caso não quite a pague. Na maioria dos casos, o problema da inadimplência termina nesse estágio, pois o devedor entra em contato com o síndico e negocia a dívida nesse momento.
Caso essa tentativa de não dê resultado, cabe ao síndico procurar um advogado para que seja proposta uma ação de cobrança. Essa será movida pelo condomínio, representado pelo síndico. A partir do momento da condenação, o condômino tem 24 horas para quitar a dívida, o que raramente ocorre.
O síndico pode conduzir esse processo sozinho, no entanto, existem empresas na área de cobrança que auxiliam nesse processo, mas para isso existe um valor a ser cobrado. Os boletos são emitidos pela empresa, que irá depositar na conta do condomínio o valor total, independente se houverem inadimplentes ou não. Desse modo, a empresa absorve a inadimplência e fica responsável pela cobrança sem a necessidade da intervenção do síndico. Assim, o condomínio passa a contar com fluxo de caixa de acordo com a previsão orçamentária. Mas vale lembrar que essa prestação de serviço tem um custo.
Existem também softwares de gestão de condomínios, que tornam a cobrança dos inadimplentes algo muito mais tranquilo para o síndico. O Nextin Home, por exemplo, dispara SMS’s periodicamente e de forma automatizada para os inadimplentes, além de enviar, também, notificações por e-mail. Ou seja, o síndico não precisa se preocupar em enviar as notificações nas datas corretas. Isso torna o processo menos pessoal, gerando menos desconforto tanto para o condômino quanto para o síndico.
Sempre todos os enviados da N Extin tem um conteudo de primeira linha.
Gostei! Esclarecedor, além de direcionar a conduta do síndico, nessa questão, para uma ação serena, equilibrada.
Obrigado.
Muito bom o post…pena que estejamos num condominio onde tudo está errado, passivo de nulidade, é uma verdadeira bagunça…uma mediocridade incrível.Quanto a matéria, muito boa. Abs.
Gostei muito das informações e com certeza guardarei-as com carinho, pois, serão muito úteis num futuro próximo.
Dica para o Luiz Alberto:
Ler o Manual do Síndico disponível neste site, convocar 2/3 dos condôminos, destituir o síndico e promover nova eleição.
Muito valiosa essa dica. Eu como síndica de primeira viagem, estou passando por esse problema de inadimplência de um dos condôminos. Só que não existe meio eletrônico e muito menos SMS. Então, apelei para uma carta de cobrança direta. Pessoa de difícil comunicação, resumindo muito ignorante.
Ele custou a receber mas, consegui entregar com protocolo, não havendo boleto bancário no momento ,deixei o número da C/C do Condomínio para depósito.. Mesmo assim ele está inadimplente há dois meses Estamos em fase de mudança de administradora, optando por administração própria deste condomínio. Porque somos apenas três condôminos. Alias, esse condômino um dia foi síndico, e se achou no direito de receber salário, tanto é que levou toda a reserva do condomínio e até hoje não prestou contas. e o condomínio ficou praticamente abandonado precisando de muitas melhorias, que infelizmente hoje não tem verba para tal. Eu como sindica, pago o condomínio e não tenho salário, não acho justo ser remunerada, afinal somos poucos para tentar fazer uma reserva para melhorias. Está muito difícil mesmo, infelizmente.
CONSTRANGIMENTO É QUEM PAGAM OS CONDOMÍNIOS EM DIA! TEM QUE COBRAR MESMO,MUITOS TEM CARRÃO NA GARAGEM ,LOTAM OS APTOS,GASTAM ÁGUA,LUZ TEM FUNCIONÁRIOS ETC..PREJUDICAM ESSA PORCARIA DE LEI FAVORECEM OS CALOTEIROS!! É SÓ AQUI NESSA REPUBLIQUETA DE BANANAS!!
AQUI ONDE MORO ,COMPREI E MUDEI,DESDE DE LÁ SÃO SEMPRE OS MESMOS DEVEM,HÁ 10 ANOS!! O BOM PAGADOR É CONSTRANGIDO?? DESCULPE ESCREVER EM CX ALTA,MAS PRECISAMOS MUDAR ESSE PAÍS RAPIDAMENTE,PRIVILEGIAR OS TRABALHADORES E PAGAM SUAS CONTAS EM DIA!!
Bom dia.
Temos uma dúvida; nosso sindico, que é remunerado com um valor sustancial, resolveu diminuir sua carga horária pela metade a maioria dos condôminos esta descontente com sua administração, se já não resolvia quase nada o dia todo com meio dia então, existe algo que possamos fazer?
Olá, Alexandre. Acredito que esse texto será de grande ajuda: http://blog.nextin.com.br/destituicao-do-sindico/ Abraço!