Comissões no condomínio

Data: 09/01/15

Autor: Luana Caldeira

Ter uma gestão participativa é fundamental em condomínios, e uma forma interessante de envolver os moradores nas decisões do condomínio é a criação de comissões responsáveis por determinados assuntos internos. Saiba como criar essas comissões e qual a real função delas logo abaixo.

Em condomínios muito grandes, a necessidade de comissões se torna ainda mais eminente, pois o síndico não consegue estar atento a todas as necessidades dos moradores. São muitos assuntos para resolver, portanto, algumas coisas sempre vão ficar de lado. Criar comissões para diversos assuntos, como comissão de festas e eventos, comissão de fiscalização da segurança, comissão de fiscalização da limpeza e comissão de obras ajuda o síndico e faz com que os moradores tenham mais voz dentro do condomínio.

As comissões são abertas e formadas por condôminos voluntários, e devem ser criadas em assembleia extraordinária. Dentre os membros da comissão, deverá haver um coordenador que poderá ser indicado pelo síndico, pelos próprios membros da comissão ou em votação na assembleia.

A criação de comissões especiais independe da existência de subsíndicos ou conselheiros no condomínio. Normalmente elas ajudam o sindico em questões mais simples, como organização de festas, além de fiscalizar questões mais sérias, como obras.

Porém, um dos principais problemas das comissões é a falta de interesse dos condôminos. Como o trabalho é voluntário, a criação depende do interesse dos moradores, mas muitos alegam ser muito trabalhoso e poucos realmente se candidatam. Enquanto a comissão não apresentar resultados, as participações serão escassas; no entanto, quando os condôminos percebem que a ação das comissões está realmente melhorando a vida no condomínio, ocorrerem adesões e participações mais efetivas.

Se a criação das comissões for imprescindível e o síndico não estiver colaborando para convocar a assembleia que terá esse assunto na pauta, os moradores podem se organizar, reunir ¼ dos condôminos e convocar uma assembleia com esse intuito. Essa solução é boa para aqueles condomínios onde há desconfiança sobre o trabalho do síndico.

Discussão

0 Comments