7 Dicas para o síndico de primeira viagem

Data: 17/07/14

Autor: Luana Caldeira

Ícone de um celular com um balão de fala saindo da tela

Virar síndico do seu prédio não é uma tarefa fácil, principalmente se você é iniciante. Você terá que lidar com reclamações de vizinhos, inadimplência, mau funcionamento dos equipamentos, funcionários e outros diversos fatos corriqueiros, típicos da vida em coletividade.
Para você não cair de para-quedas nessa nova função, confira algumas dicas que te deixarão mais seguro.
planejamento-ações-gestão-condomínio
1 – Planejamento das ações
Faça uma análise da situação atual do condomínio. Veja se há dinheiro disponível em caixa, confira o nível de inadimplência, e atente-se também aos gastos e outras pendências. Assim, você terá uma visão mais clara sobre qual caminho seguir.
2 – Aprenda com a gestão anterior
Analise o trabalho do seu antecessor, principalmente em relação à prestação de contas. Você pode identificar falhas e oportunidades para reduzir ou aumentar o valor do condomínio, caso seja necessário.
3 – Estude a Lei dos Condomínios
Leia sobre a legislação que fala sobre o condomínio e as regras internas. Lá você terá o respaldo e a orientação sobre qual atitude tomar.
4 – Monte uma boa equipe
Sempre que ocorrer algum problema, você estará seguro e cercado de pessoas de confiança com competências para te ajudar a solucioná-lo.
5 – Conquiste a confiança nos moradores
A forma mais fácil de se conquistar essa confiança é através da transparência, principalmente sobre as contas do condomínio. Não deixe de comunicar o que está sendo feito, desde o início da sua gestão.
6 – Estipule um horário de trabalho
Reclamações deverão ser feitas sob um protocolo, e não apenas batendo na sua porta.
7 – Atitude profissional
Mesmo se o vizinho for parente ou amigo, seja imparcial e justo nas decisões. Ao privilegiar algum condômino, você perde a credibilidade com os demais.
Apesar da grande responsabilidade que o síndico carrega, o mandato pode ser bem tranquilo desde que você seja correto e transparente. Uma equipe qualificada também será de grande ajuda, já que te dará confiança para tomar qualquer decisão necessária.

Discussão

10 Comments

  1. Elizabeth Lucchi

    Gostaria de receber atualizações e sugestões.

  2. Igor Medeiros

    Elizabeth, basta assinar nossa newsletter. O Campo está na coluna da direita.

  3. Letícia Gloor

    Olá, Elizabeth! Para receber as nossos novos conteúdos, basta assinar a nossa Newsletter! O local do cadastro está no lado superior direito do blog. =]

  4. maria lucia monte pamplona

    Boa noite,
    O senhor me pergunta se tenho gostado de seus artigos. Tenho gostado imensamente. De minha parte tenho a informar que já fui síndica por sete anos em um condomínio problemático. Entretanto, eu tive muita sorte em contar com a colaboração de grande parte dos condôminos. Devo confessar se tivesse conhecido o seu programa mais cedo muitos problemas teriam sido evitados. Eu gosto imensamente de estudar e ajudar o meu próximo. Venho estudando sobre administração condominial, não sei ainda se voltarei a ser síndica. Atualmente sou conselheira do atual prédio onde resido. Pergunto quanto deverei pagar após completar esta primeira fase? É possível me dar maiores detalhes?
    Obrigada.

  5. Igor Medeiros

    Bom dia, Maria Lucia! Muito obrigado pelos elogios! Responderei sua dúvida por e-mail. Abraços!

  6. Anides

    Gostei muito das dicas. São muito pertinentes e importantes, considero que devem serem implementadas por todos que pretendem fazer uma boa gestão. Parabéns e Muito Obrigada!

  7. INES LUISA

    GOSTEI MUITO.TENHO INCLUSIVE USADO MODELOS PARA ALGUNS TIPOS DE TRABALHO.EU AINDA TENHO UMA DUVIDA SOBRE A PRESENÇA DE INQUILINOS EM REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS COM PROCURAÇÃO.MESMO COM UMA PROCURAÇÃO ELE TEM O DIREITO DE PARTICIPAR E VOTAR?OU PODEMOS IMPEDIR QUE PARTICIPEM?.

  8. Letícia Gloor

    Ines,
    Qualquer inquilino pode participar de uma assembleia, seja ela ordinária ou extraordinária. A restrição diz respeito ao poder de votação. Mas se o inquilino tiver com a procuração em nome do responsável pela unidade, seu voto é válido.

  9. Ricardo Ruffolo

    Uma duvida- em uma assembleia esta em votação p/se adotar um sindico profissional, caso seja aprovado a sindica atual ja estara fora ? o sub. sindico vai subistituila até a proxima votação p/sindico//?

  10. Letícia Gloor

    Ricardo,
    o mandato do síndico deve ter uma data para começar e também para terminar. Se a definição para adotar o síndico profissional aconteceu antes do término do mandato do síndico atual, é preciso esperar que este chegue ao fim. É interessante que o síndico ajude o síndico profissional no início do mandato seguinte.
    Obrigada